Dra. Cristiane Pertusi Psicóloga e Coach

ARTIGOS / Trabalho

Férias, e agora?

  É bastante comum hoje os profissionais – especialmente os de cargos mais alto – acumularem muitos dias de férias. Por que isto acontece? É culpa da empresa que não estimula o funcionário a dar uma pausa ou do próprio profissional que talvez tenha medo de se ausentar do cargo por algum tempo?

Dra Crispertusi
É comum num mundo corporativo atual, em que a pressão por resultados e a competitividade são objetivos almejados pela maioria, que os executivos não percebam a necessidade de organizarem seu tempo de maneira adequada para as férias. Na maioria das vezes há estilos de profissionais que possui mais dificuldade de organizar o seu tempo de maneira a priorizar as férias. A atitude de tirar férias deve partir do executivo que necessita organizar seu tempo para que os resultados e seu desempenho aconteça duran…

Leia mais

Relacionamentos x Trabalho – pode ou não pode?

  Muitas vezes relações com maior intimidade traz incompatibilidade de conciliar papéis pessoal e profissional, diminuir a capacidade de discernimento e pode trazer prejuízos no desempenho de ambos.

Dra Crispertusi
O ser humano por sua própria natureza é um ser social e isso é facilmente observado no nosso dia a dia. Quando alguém, por exemplo, comete um crime, vai para a cadeia e fica isolado do convívio social. Mas, ainda assim, convive com outras pessoas. O castigo maior é quando colocam o indivíduo em uma solitária, privando-o de qualquer relacionamento. Precisamos criar bons relacionamentos com as pessoas que estão à nossa volta, esta é a natureza humana. Assim, nas empresas, procuramos manter bons relacionamentos com nossos colegas de trabalho, muitas vezes acabamos nos apaixonando e nos deixando envolver. É muito comum n…

Leia mais

É possível ser feliz no trabalho, mesmo sem ter o emprego ideal

  Se a segunda-feira é um dia especialmente difícil, em que você acorda mal-humorado, tenso e cabisbaixo, só porque precisa retomar a rotina no trabalho, há algo errado com você. E talvez com o tipo de atividade que anda desempenhando. Afinal, segundo os especialistas em carreira, não só é possível ser feliz no trabalho como essa deve ser uma meta prioritária na vida de todo profissional.

Dra Crispertusi
Quem trabalha feliz produz mais, se sente realizado e percebe um sentido maior na atividade que realiza. O sucesso, seja em forma de aumento salarial ou promoções de cargo, vem como consequência. Nessas condições, os relacionamentos fora do trabalho tendem a melhorar e, geralmente, há um impacto positivo também sobre a saúde. Tudo isso por conta da diminuição do estresse. Quem trabalha feliz se sente fisicamente…

Leia mais

Carreira ou maternidade?

  Até trinta ou quarenta anos atrás, nem de longe o papel da mulher na sociedade se assemelha ao que é hoje. Prevalecia uma espécie de predestinação transportada de maneira natural e intocável, salvo uma ou outra exceção, de geração para geração. A mulher era criada para ser mãe, esposa e cuidar de casa.

Dra Crispertusi
Um dos fenômenos relacionados com esse novo cenário social é a mudança no papel da mulher. Cuidar exclusivamente de casa e dos filhos já quase não é uma obrigação imposta pelos costumes. Os estudos e o desenvolvimento profissional agora são encarados como uma necessidade inquestionável. No entanto, a maternidade continua sendo uma vocação presente na vida da maioria das mulheres. A questão é que nem sempre é fácil conciliar tudo numa boa. A mulher no mercado de trabalho pode fazer escolhas co…

Leia mais

Dicas para saber a hora de mudar de emprego ou de carreira profissional

  Uma resolução de ano novo comum é a mudança de emprego ou da carreira profissional. Alguns dos motivos mais comuns são os baixos salários, o ambiente de trabalho desagradável, alguns problemas com os chefes ou colegas de trabalho e a falta de identificação com as tarefas desempenhadas. As pessoas estão em constante mudança. As aspirações que um profissional tinha no começo de carreira podem não ser mais as mesmas. Para ela, a insatisfação pode ser fruto de problemas com as estratégias de gestão da companhia e até mesmo do conflitos de interesses. Em alguns desses casos, a resiliência — ou seja, a capacidade de adaptação e de usar as adversidades para melhorar o desempenho profissional pode ser eficiente para atenuar e até mesmo superar essa frustração. A melhor maneira de diagnosticar essa insatisfação é traçar seus objetivos e desenhar metas, a partir daí, construir um mapa do lugar onde se pretende chegar e fazer uma lista de interesses. …

Leia mais

Educação a distância vale a pena?

  De 2000 para cá, a chamada EAD cresceu 45.000% em números de alunos no país. O ensino a distância é uma alternativa objetiva para possibilitar que tenhamos no mercado profissionais com maior alinhamento de conhecimento, ou seja, que cada vez mais diferentes classes sociais e profissionais possam aprimorar seus conhecimentos. Ele precisa dizer no processo de seleção de que fez EAD? Não há necessidade de dizer por que muitas vezes no próprio currículo pode estar indicando. O que conta de verdade é a postura adequada na entrevista, poder falar de maneira clara suas experiências passadas em projetos e resultados alcançados. Atualmente é importante que o aluno tenha uma dose mínima de conhecimento para concorrer a uma vaga, mas na verdade o que mais se avalia são as experiências passadas, comportamento e atitude frente as demandas que cada vaga exige. O conhecimento teórico aprendido na graduação é importante mas não mais do que a capacidade do aluno transformar o …

Leia mais

Como se sair bem em uma entrevista de emprego

  Vale começar na escolha da roupa, a primeira dica é lembrar que ao ir para uma entrevista de emprego você deve ‘impressionar’ e ser lembrado positivamente pelas suas competências profissionais e não pela sua vestimenta Portanto a palavra de ordem é SEJA MODERADO, DISCRETO E ELEGANTE AO VESTIR-SE!! Procure conhecer o perfil da empresa (entrando no site, conversando com algum profissional que conhece a empresa). Sempre estar adequado ao ambiente da empresa é a postura mais adequada. Para homens é preciso estar atento ao cargo e perfil da vaga que se exigir ternos, nesse caso use modelos clássicos, lisos, camisas claras e gravatas discretas. Caso não seja necessário o uso de roupa social use camisa social de manga longa de cor clara e calça social. Use sempre um sapato engraxado. O currículo pode ser levado em uma pasta nova e discreta. Cabelos e barba devem estar aparados. As mulheres também devem vestir-se de maneira mais social e discreta com cores neutras (com…

Leia mais

Ações para dar uma alavancada na sua carreira

  SER PROTAGONISTA A sua carreira quem faz é você. Ter isso em mente é o começo do caminho para passar de executora a alguém que ocupa uma posição mais estratégica em uma organização. Claro, saber para onde quer levar a carreira não é fácil. Isso depende fundamentalmente de autoconhecimento, ou seja, conhecer seus desejos e habilidades. Uma pessoa que é ela mesma tende a ser uma líder melhor e assume cargos com mais facilidade. Ela sabe vender suas qualidades e atacar os pontos fracos. Conhecer a si mesma é uma das maiores garantias de que você seguirá em alta no mercado. Deve haver uma coerência entre aquilo que digo que faço e o que realmente produzo. Pratique a auto-observação. Que tarefas gosto de fazer e quais não quero nem começar? Responder essa pergunta já dá uma ideia sobre as tarefas em que tem facilidade. Além disso, vale pedir um retorno crítico sobre o seu trabalho aos colegas e ao chefe. Há processos formais para isso, como as reuniões perió…

Leia mais

Ser mãe nesse corre-corre da vida

  Quando se fala em maternidade, tudo é lindo, delicado, em tons de rosa e azul-bebê. Parece que toda mãe caminha nas nuvens! O que poucas têm a coragem de dizer é que nem sempre tudo transcorre dessa maneira: mães perdem a calma muitas vezes, ficam esgotadas e sem saber o que fazer, e não raro perdem sua identidade no meio disso tudo. Afinal, não existe um manual de instruções para a maternidade… Não dê espaço para o sentimento de culpa A vida moderna facilita muito o nosso cotidiano: fraldas descartáveis, papinhas prontas, babá eletrônica… Mas, apesar de todos esses artifícios, não é nada fácil dar conta da maternidade e dos diversos outros papéis que assumimos com o passar do tempo. As questões operacionais do cuidado físico do bebê são parte do papel de mãe, mas pequenas perto da demanda emocional que a relação mãe-bebê exige da mulher. No mundo moderno, cada vez mais complexo e demandando papéis múltiplos, a mulher precisa amadurecer para dar co…

Leia mais

Não tenha medo do sucesso

  Inconscientemente, o nosso cérebro sempre buscará os caminhos já conhecidos, evitando o inesperado, pelo puro receio das consequências que essas ações inéditas podem trazer. Por isso, quem deseja ir além, precisa descobrir meios de quebrar essas barreiras internas, que causam uma autoderrota. Render-se ao medo é um dos principais motivos que impede o crescimento pessoal e profissional. Infelizmente, existem muitas pessoas, que dominadas pelo medo, autoimpõem uma condição de fracasso. Geralmente, isso ocorre com quem nutre atitudes mentais negativas e gasta sua energia focada nos problemas e não em possíveis soluções. Uma tendência natural de se perpetuar uma condição desfavorável é pensar “meus avós eram pobres, meus pais eram pobres, nasci pobre e vou morrer pobre”. Se eu tivesse essa mentalidade, por exemplo, dificilmente teria iniciado meu projeto de vida, que acabaria se tornando uma empresa líder no setor de ensino de idiomas e profissionalizante. Ning…

Leia mais

Permanecer na sua carreira atual ou mudar de profissão?

  A insatisfação com a profissão escolhida ou com a atividade exercida é um problema muito comum, mais do que se pensa. Sabe aquele dia em que você acorda e não quer ir trabalhar? Mudar de carreira é uma atitude radical e, além disso, nunca é tarde para se realizar em uma nova profissão, que traga satisfação e compensação monetária. Antes de mais nada, é importante fazer uma boa reflexão para identificar se o que quer mudar é mesmo sua carreira ou se está insatisfeito com seu estilo de vida. Muitas vezes observamos outros profissionais obtendo sucesso em suas carreiras e tendemos a achar que a vida deles é mais fácil que a nossa. Fica parecendo que mudar de profissão é mais fácil do que mudar de atitude dentro da empresa. A melhor forma é se perguntar. Por isso antes de tomar qualquer atitude drástica, segue algumas questões que poderão ajudar você a descobrir se está fazendo a melhor escolha: 1 – Gosto de fazer o que estou fazendo agora? 2 – Vejo-m…

Leia mais

Entrevista de emprego

  A entrevista de emprego é um dos momentos decisivos para quem está em busca de recolocação no mercado. Talvez por isso, muitos profissionais ainda que dominem todas as competências para o cargo pretendido e também referentes à sua profissão, não consigam sair-se tão bem durante um processo de recrutamento e demonstrar estas qualidades quando de frente com o entrevistador ou numa seleção coletiva. Como lidar com a disputa por uma vaga, e indicar as melhores maneiras de se apresentar diante do recrutador. Preparação é fundamental – Sempre, antes de ir para uma entrevista, pesquise informações referentes à empresa, e vá munido de referências. Esse embasamento é fundamental, pois demonstra interesse do candidato em saber sobre o local onde poderá vir a trabalhar. Ouça na Essência – Preste atenção no que recrutador diz, não o interrompa quando estiver falando e busque fazer as etapas do processo de acordo com o indicado. Só responda aquilo que lhe for perg…

Leia mais

Dicas para alcançar o sucesso profissional

  Para ser um profissional de sucesso, não basta apenas querer, é preciso colocar em prática algumas táticas e técnicas que te ajudarão a fazer sua carreira decolar em pouco tempo. Não esqueça que o retorno é diretamente proporcional à sua entrega e ao seu amor pelo que está fazendo. Se você não faz o que ama, busque uma outra opção de trabalho, pois caso contrário você se frustrará com ele e com as pessoas. Lembre-se que estamos vivendo a era da excelência e isso exigirá que você dê o melhor de si em todas as ocasiões. 1. Não se importe em trabalhar além de seu horário normal: Horas extras ainda que não remuneradas, dependendo da função que você exerce, te trarão mais aprendizado e revelarão um grande compromisso seu com o que faz. 2. Busque sempre a melhor forma de cumprir suas tarefas e não a forma mais fácil: A busca pela excelência profissional deve começar dentro de você, portanto fuja das formas fáceis de realização de atividades, pois iss…

Leia mais

Como pedir aumento?

  Pedir um aumento salarial significa solicitar um reconhecimento. É quando o trabalhador considera que contribuiu, contribui e quer continuar contribuindo com a organização, desenvolvendo suas atividades profissionais e que julga justo um aumento de sua remuneração. Salário não é o único fator motivador para um profissional, mas é algo extremamente necessário, pois é ele que atende suas necessidades pessoais e também profissionais, como por exemplo, se deslocar até o local de trabalho, realizar um curso de aperfeiçoamento, entre outros. É chegado o momento no qual você considera que merece um aumento. Já fez todas as reflexões sobre o porquê merece uma promoção salarial, estabeleceu seus propósitos e está disposto a iniciar uma negociação. Para realizar essa solicitação de forma assertiva, é necessário que você esteja preparado, pois, nesse momento, um deslize pode levar seu pedido por água abaixo. Dicas para pedir um aumento salarial Tenha argumento…

Leia mais

Organize sua carreira

  Todo profissional, quando planeja sua carreira, costuma imaginar-se trabalhando em um local onde seus talentos sejam valorizados, suas habilidades desafiadas e, principalmente, suas conquistas reconhecidas. Com plano de carreira bem estruturado e alinhados, é claro, à organização e disciplina, é possível conquistar tudo isso e crescer dentro de uma organização. Para alcançar o sucesso no trabalho é fundamental manter o foco diário nos próprios objetivos e também nos desejos da empresa. Com o mercado cada vez mais competitivo, fica muito claro que o perfil do profissional do futuro é um funcionário motivado, proativo, criativo e capaz de criar estratégias para vencer desafios e transformar as adversidades em oportunidades. Confira algumas dicas para criar um bom plano de carreira e tornar-se um colaborador desejado por qualquer empresa: Defina um objetivo profissional Duas perguntas que ajudam a pensar em uma meta para a carreira são: em qual área você gosta de t…

Leia mais

Cresça profissionalmente

  Afinal, o que é crescer? Aceitar que tudo o que compôs seu mundo até o momento não abrir espaço na próxima etapa? O verdadeiro crescimento é composto de todas as etapas vividas pelo individuo e deve considerá-lo como um todo. É curioso como o cotidiano dá a impressão de amadurecimento. As etapas da vida parecem fluir de forma imperceptível e, vamos agregando estudo, trabalho, responsabilidades, sem uma percepção exata de cada etapa vivida. O planejamento das tomadas de decisão, das escolhas de cada etapa é o que nos traz o discernimento das mudanças. Mudar, crescer é também planejar, olhar para onde se quer chegar e definir os passos a serem dados. As decisões tomadas mudam perspectivas, direcionam a caminhada e definem os objetivos. Os grandes avanços são fruto de um propósito que nos faz buscar novas habilidades e incorporar novas atitudes. O crescimento profissional depende, portanto, da capacidade de combinar potenciais pessoais com a aquisição de no…

Leia mais

Sete dicas para crescer na carreira profissional

  Para se destacar no mercado, é preciso investir em conhecimento, ter habilidade para se adaptar às mudanças e demonstrar iniciativa Uma das principais metas profissionais, se não a maior de todas, é ser bem-sucedido na carreira, conquistando promoções e cargos desejados. O profissional deve apresentar um conjunto de características para crescer. No mercado cada vez mais competitivo, não basta apenas ter talento, é preciso investir em conhecimento, ter habilidade para se adaptar às mudanças e demonstrar iniciativa para se destacar. Veja alguns conselhos para a ascensão profissional: 1 – Invista em você mesmo Atualizações em sua área, cursos de idiomas, especializações como MBA, podem favorecer na conquista de uma promoção. É importante que, antes destes investimentos, você tenha a clareza dos objetivos que quer alcançar em sua carreira, desta forma, poderá direcioná-los e acelerar o retorno. 2 – Fortaleça o seu networking Desenvolver uma boa rede…

Leia mais

Três dicas para quem quer mudar de carreira ou profissão

  Se a insatisfação é sua colega de trabalho há tempos, a reinvenção profissional pode aparecer como alternativa tentadora. Anseios e planos de mudança de carreira ou de profissão são tema frequente entre as pessoas. Mais do que mudanças de carreira, a mudanças de profissão são as mais desafiadoras e, por isso, arriscadas. Até a decisão definitiva de mudar, algumas etapas são obrigatórias: 1. O resgate do sonho Muitas vezes são sonhos profissionais guardados por 15, 20 anos. O sinal de que é hora de mudar é sensorial. É sentir que é o momento, acreditar na mudança e no sonho. Perceber que vale a pena. 2. O autoconhecimento Por que o autoconhecimento é tão importante? Permite que a pessoa descubra no que ela é boa, qual a sua paixão, seus valores e suas inspirações. E não é um evento, é um processo, uma companhia diária, uma reflexão constante. Nunca pule esta etapa, o maior risco da mudança de profissão é fazê-la sem se conhecer. Quanto mais a p…

Leia mais

Como ser mais produtiva?

  Atualmente produtividade quer dizer capacidade de agir diante de uma situação, e entregar resultados coerentes com a situação demandada dentro do prazo estabelecido e com qualidade. Ser produtivo é ter foco, ter comportamentos (ações) não vale teorizar ou somente ficar na promessa. Uma dose planejamento, organização e estrutura pode economizar tempo e evitar desperdício de tempo com retrabalhos e questões emocionais que possam retardar a entrega final dos projetos. Estabelecer uma rotina previa com questões essenciais e prioridades agiliza o trabalho, foco e tempo de entrega, ou seja, mais eficiência e produtividade. Organize sua semana de acordo com as complexidades e demandas do trabalho, prepare-se para extrapolar 1 a 2 vezes na semana além do horário mas não deixe isso se tornar parte de todos os seus dias. As outras áreas de sua vida precisam estar cobertas e com qualidade isso melhorará sua qualidade de vida, seu astral e humor e como consequência sua prod…

Leia mais

Dicas para se sair bem em entrevista de emprego

  Saber como se comportar numa entrevista de emprego é fundamental para quem busca novas oportunidades na carreira ou quer voltar ao mercado de trabalho. Pesquise sobre a empresa Prepare-se para a entrevista conhecendo um pouco do perfil da empresa a qual você está se candidatando. Durante a entrevista, jamais interrompa o selecionador. Busque interesse (caso ele dê espaço para perguntas) e procure saber sobre suas responsabilidades e metas do cargo. Não demonstre ansiedade ou insegurança e procure falar pausadamente e com tranquilidade. A postura adequada sempre é a mais discreta: manter-se sentado de maneira correta, não apoiar-se sobre a mesa de entrevista, deixar suas mãos sobre seu colo. Não se atrase Prepare-se bem e, caso ocorra um imprevisto incontornável, veja se é possível desmarcar e remarcar para outro dia e horário. Tente sempre chegar antes e com tranquilidade. Vista-se da forma ideal A palavra de ordem é: seja moderado, discreto e elegante. Você deve…

Leia mais

Saber ouvir críticas é essencial para crescer profissionalmente

  Ninguém gosta de ter seus defeitos apontados. Por mais que uma crítica seja realista, pontual e útil, muitas vezes, provoca desgosto, decepção e revolta. Para algumas pessoas, o efeito é tão devastador que, em vez de a qualidade do trabalho melhorar, acaba ficando ainda mais comprometida. No entanto, quem busca encarar a crítica positivamente ou como um desafio a ser superado tem mais chances de evoluir profissionalmente. A resistência em enfrentar uma crítica está ligada à dificuldade de constatar que não somos “deuses”. É sinal de que mesmo os profissionais mais perfeccionistas, equilibrados e controlados cometem falhas e demonstram fragilidades. Outra explicação é que nos preocupamos em manter uma imagem positiva para nós mesmos e para os outros, com receio do que vão pensar a nosso respeito. E também resistimos ao que nos parece novo, como o fato de termos que desenvolver algum outro comportamento diferente do que já estamos acostumados. A crítica també…

Leia mais

Como anda sua carreira após o nascimento dos filhos?

  Uma pesquisa feita em Londres com 2000 mulheres mostrou que 6 de 10 delas sentem que a carreira declinou depois do nascimento dos filhos Os motivos principais são oportunidades restritas e necessidade de reconquistar o espaço e provar o valor depois da volta da licença-maternidade. Em uma enquete informal em nossas redes sociais, muitas brasileiras relatam sentimento parecido. Minha sensação é de que muitas empresas ainda conservam algum tipo de preconceito ou restrição em relação à gestante. Acredito que existe os dois lados da questão a empresa fica um pouco na expectativa da postura e performance da profissional durante e após gestação. E a mulher que fica mais ‘retraída’ diante do seu momento tanto por estar vivendo algo especial que requer energia emocional e física diferenciada, assim como também observo que muitas mulheres sentem uma ‘culpa’ por engravidar e ficam temerosa e mais recolhida em sua performance profissional. Acho que existe uma grande …

Leia mais

Direcione a sua carreira

  O maior desafio para a mulher é poder compreender a demanda do dia a dia com uma dose de racionalidade para não perder o foco, e com certo grau de emocionalidade, ternura e feminilidade, para saber conduzir com um toque próprio da mulher. Administrar o tempo com qualidade e ser capaz de não somente cumprir suas tarefas, mas também de se divertir, saborear, sentir e aprimorar-se como ser humano em evolução. Não são fáceis os desafios da mulher moderna, porém é possível se a mulher tiver uma boa dose de autoconhecimento, autopercepção, afetividade e altruísmo. No trabalho uma boa dose de organização, planejamento, capacidade de estabelecer prioridades, limites para sua dedicação ao trabalho e ao mesmo tempo manter a qualidade de suas relações pessoais é o grande desafio, mas precisa ser estimulado todos os dias. Estabeleça uma agenda e procure cumprir, dedique tempo e momentos para cada área de sua vida, procure ver quais suas dificuldades e busque ajuda cas…

Leia mais