Dra. Cristiane Pertusi Psicóloga e Coach

ARTIGOS / Casal

Lemas de Dilemas da mulher do executivo

  Muito se fala do perfil das mulheres executivas mas pouco do perfil da mulher DE executivo. Por que será? Será que ainda se considera que por traz um homem bem-sucedido só pode existir uma mulher ‘sem sucesso’, sem ambição, que se realiza ‘através do seu marido”. Ou atualmente o noticiário a mulher do executivo está em destaque em coluna policiais ou políticas, através de seus comportamentos de revolta e denuncia. No meio político a mulher de executivo aparece como a mulher fútil que vive bem e com mordomia. No entanto sabemos que não é sempre assim e nem precisa podemos dizer que a mulher que é casada com um profissional executivo pode ser valorizada pelas suas próprias competências não precisa estar a ‘sombra’ do marido e nem ficar a mercê de seus subsídios financeiros. Mas como todo papel que desempenhamos precisamos ter bom senso e ética. Portanto esteja atenta a alguns LEMAS que pode nortear você a desempenhar seu papel de Mulher Executiva com …

Leia mais

Perguntas que você deve fazer ao par para melhorar sua vida sexual

  O importante numa relação é que consiga se estabelecer um diálogo constante onde o casal melhora e aprimora a intimidade também através de percepções não verbais, ou seja observando os sinais corporais de maior bem-estar dos parceiro. Uma forma de promover um ambiente propiciador de conversa é cada um ser capaz de explicitar com reforço positivo, um gesto ou estimulo que gostou e também pedindo e dizendo o que mais gosta, assim o parceiro pode ir sentindo-se mais a vontade para também falar de si. Não é para todas as pessoas que perguntas proporcionam espontaneidade, às vezes pode intimidar ou constranger. Importante é tentar compreender qual melhor estilo para promover dialogo e intimidade conjugal. Algumas perguntas q pode estimular intimidade, mas comece falando de você e depois inclua perguntas: 1- fale de sua fantasia e aproveite para promover que seu parceiro fale de como se sente. Daí pergunte: vamos fazer alguma aventuras?…

Leia mais

Como apimentar e dar romantismo à relação

  O tempo passa e o casamento pode cair na rotina. Não há mais surpresas, romantismo e carinhos entre o casal. Porém, para uma relação dar certo é preciso cuidado e entrega diária. A psicóloga Cristiane Pertusi enfatiza que uma relação a dois necessita de constante cuidado para manter-se saudável e com uma qualidade que propicie coisas boas a ambos. “Para isso, é necessário que tanto o homem quanto a mulher cuidem e cultivem bons hábitos no dia a dia de seus relacionamentos.” Para Cristiane, atitudes como amor, generosidade, presteza, cuidado e gentileza devem ser constantes na maneira como se trata as pessoas em geral e, em especial, o parceiro a quem amamos. “Jamais devemos falar com rispidez, arrogância, ironia e maledicência, entre outras atitudes semelhantes. Pode parecer óbvio diferenciar tais atitudes, mas essas são as premissas para que se tenha um bom ‘terreno’ para aprimorar seus relacionamentos.” Ela diz que isso é o início para um bo…

Leia mais

Como lidar com o fim de um relacionamento?

  Antes de tudo é válido falar que há duas possibilidades para o fim de um relacionamento, a primeira é a que você não queria e/ou não esperava o fim deste relacionamento e a segunda é a que você planejava este rompimento. O interessante é que mesmo quando uma pessoa deseja, planeja e tem a iniciativa do rompimento pode haver dor. Até mesmo relacionamentos ruins podem deixar um certo “buraco” emocional.

Aliança
Talvez isso ocorra porque o ser humano foi feito para viver com outras pessoas. Mesmo relacionamentos ruins oferecem uma certa parceria, a possibilidade de contar com a outra pessoa em alguns momentos. E de toda forma o ser humano é feito de rotinas. Chegar em casa e encontrar sempre a aquela pessoa, ou final de semana receber sempre aquela ligação, que mesmo que não seja a pessoa ideal, ainda assim há um certo sen…

Leia mais

Como lidar com a separação?

  A postura do casal diante da situação de trabalharem no mesmo local deve ser de total discrição, procurar tratarem-se de maneira mais profissional, reservar momentos como hora do almoço ou um café num intervalo para trocarem alguma ideia que seja mais pessoal.

Aliança
Jamais comportarem-se de forma a querem ‘discutir a relação’ no contexto do trabalho. E quando o casal se separa as regras continuam valendo e claro você deve aí cada vez mais focar em seu trabalho, mude os horários e hábitos de almoço e café para evitar encontrarem-se, caso essa situação seja constrangedora. Discrição, ética e ‘saber separar’ os papeis profissionais do pessoal são palavras chaves. Procure focar seu trabalho em projetos novos, assumir outros desafios profissionais, viajar a trabalho se possível pode ser uma estratégia interessante. Algu…

Leia mais

Ser feliz ou ter razão?

  Muitos casais permanecem juntos, mas não se sentem satisfeitos. Acabam reclamando com frequência das decepções causadas por brigas, discussões e desconfianças. Situações mal resolvidas são realmente difíceis, mas costumo dizer que nada é impossível nesta vida. Se desejarmos com o nosso coração, acabamos realizando as mudanças mais inusitadas. Arriscar na própria transformação é a única maneira de realmente tentar reinventar uma relação de amor. Quando mergulhamos nas nossas fraquezas, sempre acabamos por descobrir a intransigência, o orgulho, a prepotência e o próprio desgaste pessoal. Além de falta de amor próprio e a desonestidade consigo mesmo. Quando procuramos uma válvula de escape num outro relacionamento para preencher o vazio interno, na maior parte das vezes estamos com muita vontade de ter razão e pouca vontade de ser feliz. Se um dos envolvidos realmente decide assumir suas próprias dificuldades e elimina o hábito de apontar o outro com…

Leia mais