Dra. Cristiane Pertusi Psicóloga e Coach

ARTIGOS

Dicas para melhorar a comunicação e evitar riscos de ser mal interpretado

 Entre o que um fala e o que o outro entende podem existir milhares de interpretações. Ainda que o risco de ser mal interpretado paire no ar – mesmo com as melhores intenções – vale a pena fazer um esforço extra para que a comunicação seja eficiente.
Veja o que vale e o que não vale fazer na hora de comunicar.
1 – Pode e deve!
– Definir bem o que pretende dizer e o que espera que o outro entenda a partir disso. Só um lembrete: indiretas são sempre perigosas em qualquer situação. Essa história de dizer que é problema do outro, que foi ele quem não entendeu, é muito reducionista.

– Conhecer seu interlocutor. A verdadeira assertividade não é ir direto ao ponto sempre, mas perceber o estilo do outro e falar de acordo com ele. Por exemplo, com uma pessoa objetiva e que não gosta de rodeios, você tem que ser objetivo para que ela compreenda e sinta empatia.

– Na dúvida, formalidade e educação sempre! Em um primeiro contato, principalmente no ambiente de trabalho, é importante praticar um comportamento formal. Se houver abertura do outro, aí sim existe espaço para agir de forma mais descontraída. Além de considerar com quem está falando – seja o chefe ou o colega – siga sempre o tom da conversa.

– Definir o timing! As maiores saias-justas da comunicação acontecem quando uma palavra é dita na hora ou no lugar errado. Para dar qualquer notícia, ou fazer uma brincadeira, o ideal é certificar-se de que o momento é próprio para isso. Falar em voz alta segredinhos revelados apenas a você, criticar o namorado alheio e dar uma opinião negativa na frente de todo mundo são atitudes para tirar da lista da boa comunicação.

2 -Não pode e não deve
– Ser prolixo. “Enrolar”, dizer palavras difíceis e nunca chegar ao ponto atrapalham qualquer comunicação.

– Expressar agressividade no tom da voz e nos gestos. Além de deselegante, todo um relacionamento pode ser destruído por causa da falta de cuidado na hora de pontuar um comentário, principalmente se ele for negativo. Pense bem: é essa a mensagem que você deseja realmente passar?

– Colocar sempre a culpa no outro pela má interpretação do que foi dito.

– Dizer por outros meios o que deveria ser dito pessoalmente. Com redes sociais, aplicativos e o e-mail, que nem é mais uma novidade, passamos informações importantes que às vezes não representam o que queremos dizer. No fim das contas, nada substitui uma conversa frente a frente.