Dra. Cristiane Pertusi Psicóloga e Coach

ARTIGOS

Ações para dar uma alavancada na sua carreira

 SER PROTAGONISTA
A sua carreira quem faz é você. Ter isso em mente é o começo do caminho para passar de executora a alguém que ocupa uma posição mais estratégica em uma organização.
Claro, saber para onde quer levar a carreira não é fácil. Isso depende fundamentalmente de autoconhecimento, ou seja, conhecer seus desejos e habilidades. Uma pessoa que é ela mesma tende a ser uma líder melhor e assume cargos com mais facilidade. Ela sabe vender suas qualidades e atacar os pontos fracos. Conhecer a si mesma é uma das maiores garantias de que você seguirá em alta no mercado. Deve haver uma coerência entre aquilo que digo que faço e o que realmente produzo. Pratique a auto-observação. Que tarefas gosto de fazer e quais não quero nem começar? Responder essa pergunta já dá uma ideia sobre as tarefas em que tem facilidade. Além disso, vale pedir um retorno crítico sobre o seu trabalho aos colegas e ao chefe. Há processos formais para isso, como as reuniões periódicas de avaliação.
O salário aumenta bastante quando se passa de um nível educacional ao imediatamente superior. O mercado costuma premiar quem tem coragem de fazer as malas e passar um tempo em outro país.
FALAR OUTRAS LÍNGUAS
Saber falar outras línguas é essencial. A falta de fluência em um segundo idioma pode minar as chances de a pessoa seguir para um cargo mais alto dentro da empresa. Não dá para imaginar você em um cargo de confiança em uma grande empresa se não puder ler um relatório em inglês, por exemplo. A mesma lógica vale para o espanhol. Se já fluente nas duas línguas, não pare. Quanto mais idiomas a pessoa falar, melhor.
CUIDAR DE SI MESMA
A roupa que você veste, uma boa higiene e cuidados para manter-se saudável (ah, aquela corridinha de manhã!) são sinais de amor próprio. Todos vão percebê-los, mesmo que inconscientemente.
É bem mais fácil ser respeitada pelos outros quando você se respeita. Um visual desleixado causa uma má impressão em colegas e clientes e pode fazê-la perder pontos com a chefia. E constantes faltas por problemas de saúde prejudicarão seu desempenho e sua produtividade.
SER, PARECER E APARECER
Quase sempre isso fará você trabalhar feito louca, fazer hora extra, deixar o happy hour de lado, se estressar. Mas assumir tarefas que não estavam definidas no contrato pode sim acabar valendo a tão merecida promoção. Pessoas que se envolvem em mais atividades e mais projetos são mais vistas. E, com isso, têm mais chances de serem promovidas.E o comportamento tem que acompanhar. Quer ser gerente? Fale como uma. Vista-se como uma. Assim, fica mais fácil a sua chefe enxergá-la naquela vaga. A promoção funciona como uma espécie de crédito: você ainda não tem a experiência então precisa mostrar que tem o potencial.
OBSERVAR OS RESULTADOS
É importante ficar ligada e anotar seus principais êxitos. Com esses números (ou registros de atividades e mudanças que promoveu), você está mais bem preparada para pedir um aumento ou promoção, ou para pleitear uma vaga naquela empresa com que sonha há tanto tempo. Se trabalha na área de custos, mostre quanto conseguiu eliminar de gastos. Também é essencial divulgar as vitórias. Assim, chefes ficam informados e colaboradores (com quem você deve dividir os méritos) se sentem valorizados. Mas nada de exageros: faça isso com um e-mail simpático ou até com um telefonema para as pessoas que mais contribuíram para o sucesso do projeto.
USAR BEM A INTERNET
Retorno do investimento: reforçar a imagem de profissionalismo. Dificilmente você construirá uma boa reputação somente através da internet. Porém, pode arranhar e até destruir o que já tem com um tropeço na rede. Evite falar mal da empresa em qualquer meio virtual (lembre-se de que alguns e-mails corporativos são monitorados) e procure se expor o menos possível. Não poste fotos de situações constrangedoras (abraçada com a garrafa na mesa do bar, beijando muito no carnaval etc ) e cuidado redobrado com as mensagens que escrever: erros de português, gerundismo e abreviações desnecessárias podem fazê-la parecer descuidada ou até ignorante. A diferença entre a profissional que cresce e a que não está nos detalhes.
FAZER TRABALHOS VOLUNTÁRIOS
Retorno do investimento: desenvolver habilidades até então pouco exploradas.
Resgatar animais, participar da construção de casas na periferia, ler histórias para crianças: há vários tipos de atividades não remuneradas que precisam de um pouco do tempo e dedicação de pessoas como você. E elas também podem ajudá-la, criando oportunidades para exercer a criatividade e buscar soluções que, depois, poderão ser aplicadas no ambiente profissional. O trabalho voluntário vale como forma de se diferenciar desde que a pessoa experimente desafios diferentes. É uma chance de liderar uma equipe, por exemplo, se ainda não fez isso na empresa. Ou de se virar com recursos escassos. Isso desenvolve competências como trabalho em equipe, solidariedade e foco em uma atividade específica.