Dra. Cristiane Pertusi Psicóloga e Coach

ARTIGOS

Como ser Flex e ter saúde…

 A maneira como cada pessoa lida com as demandas do mundo moderno esta muito relacionada com as características de personalidade e emocional de cada individuo. Por exemplo, excesso de ansiedade pode deixar a pessoa acelerada e com menor foco e, portanto dissipar energia ao invés de canalizar e ter maior assertividade. Também estresse, irritabilidade, agressividade e sintomas depressivos compromete o desempenho, otimização da energia e qualidade do desempenho e organização das atividades cotidianas. Outros fatores mais endógenos com historia familiar com modelos de papeis (masculino e feminino), estilos de organização e maneira de encarar a vida pode interferir na visão positiva e, portanto saudável de enfrentar a vida.
Cada vez mais sabe-se que corpo e mente são interdependentes e somente avaliando cada paciente com sua historia pessoal, seu ambiente e historia de doenças físicas consegue-se avaliar a origem e motivo dos sintomas como dores. Porém o estresse produz dentre tantos efeitos excesso de tensão que por conseqüência gera maior contração muscular e, portanto dores de varias ordens. A substância produzida pelo estresse – o cortisol- gera alteração em grande parte do organismo humano e que alem de dores traz complicações de ordem emocional como sintomas depressivos e de ansiedade entre outros.
Os papéis sociais da mulher se ampliaram no decorrer das décadas assim como suas demandas e complexidade o que trazido maior dificuldade para muitas mulheres sentirem-se capaz de lidar com assertividade, tranquilidade e qualidade de desempenho. Por isso cada vez é mais importante que mulheres busquem se fortalecer e lidar de maneira mais positiva com a demanda assim como a visão positiva dessa mudança. A mulher precisa considerar que o aumento de demanda não a faz vítima mas sim, com qualidades múltiplas que a qualifica para tais papéis.
É importante que cada pessoa possa se organizar diante de suas demandas com bom senso, mínimo de planejamento, organização de logística das atividades diárias, estabelecer prioridades e qualidades diferentes para cada demanda. Importante que saiba identificar suas maiores qualidades, competências e necessidades assim como seus pontos fracos, dificuldades, carências e fragilidades para ser capaz de buscar recursos externos ou mesmo internos (ajuda psicológica) para superar e melhorar seus desempenho com qualidade física, psíquica e social.
É preciso que cada pessoa busque equilíbrio físico (boa alimentação, exercícios, sono com qualidade quantidade diária adequada etc.), busque relações pessoais e profissionais saudáveis assim como desenvolver seu emocional com coerência e consistência que o capacite para manter uma certa satisfação , prazer e bem-estar no seu dia a dia.
Prestar atenção em alguns pontos como:
• Procure buscar cuidar de seus hábitos em geral isso melhora o funcionamento físico, influencia o psíquico e gera maior bem estar, assim como qualidade de vida.
• Busque ajuda de um Coaching Pessoal e/ou Profissional para ajudar a organizar sua vida, analisar quais erros você pode estar fazendo e como saber ajustar e melhorar sua qualidade de vida pessoal e profissional.
• Procure ter controle de sua rotina diária, faça uma boa gestão do seu tempo ,
• Estabeleça prioridade e procure seguir,
• Realize as coisas com uma certa ordem começo, meio e fim.
• Reserve tempo para alimentar-se, dormir e fazer atividades físicas. Atividades físicas melhoram e estimulam processos fisiológicos que regulam humor, ânimo e motivação assim como bem-estar geral do corpo, mente e alma.
• Às vezes também, na correria, os filhos e a família ficam sem a devida atenção da pessoa. Como ela pode evitar esse tipo de sentimento em seus entes queridos?
• Para poder estabelecer relações com qualidade é importante auto-observacao, tempo de qualidade, autoconhecimento e boa observação dos comportamentos e emoções dos filhos. Esse ingrediente combinado com uma dose de bom senso direciona pais saudáveis com filhos felizes. É importante que possa organizar a vida com espaço para gerenciar a rotina da criança com qualidade mas também com momentos de interação, afeto e aproximação suficiente da criança para perceber suas reais demandas objetivas e subjetivas.